Viajar é Preciso!

2 de novembro de 2011
 
Buenos Aires - Parte 1

 Como já diria o poeta: "Navegar é preciso, viver não é preciso". Acho que posso adaptar essa frase para o título desse post: Viajar é preciso!
Depois de séculos sem conseguir postar (por motivos que em breve contarei por aqui), eis que eu voltei e estou inaugurando uma nova TAG no blog, já que ele tem a proposta de falar sobre vários assuntos: viagens!

E como estávamos de férias, nós fomos, pela quarta vez, para Buenos Aires, o meu destino favorito na América do Sul!
Não se deixem enganar por quem diz que eles tratam mal brasileiros e todas essas baboseiras que ouvimos por aí... Eu fui muito, mas muito mais bem tratada em Buenos Aires que em Paris, por incrível que possa parecer! Bom, mas Paris é assunto para outro post...

Nessa última ida a capital portenha tinhamos uma proposta diferente, que passaria longe de toda e qualquer atração turística: explorar a culinária local, que vai muito além do bife de chorizo, diga-se de passagem.

Mas, já que estou falando de Bs As, acho que dá para aproveitar e falar sobre tudo: atrações turísticas, passeios, cafés, restaurantes...

Então vamos começar pela Casa Rosada, que é a sede do governo e vale uma visita.  Ela está localizada em frente a  Plaza de Mayo, e de lá é possível se ver o Obelisco, que fica na Av Nove de Julio, que os portenhos se orgulham em dizer que é a avenida mais larga do mundo...Então, tá, né! Se eles estão dizendo...



 Da Plaza de Mayo você estará a um pulo do Café Tortoni, que é um dos clássicos da cidade e vale uma visita. Uma vez lá, aproveita e come um churros!

O que eu gosto muito de fazer em Bs As também é passear por Puerto Madero, a antiga zona portuária da cidade que foi completamente revitalizada e existem hoje vários restaurantes. Lá está localizada a Ponte de la Mujer.



Em Puerto Madero tem dois restaurantes que eu já fui e gostei muito: o primeiro é um italiano, o La Parolaccia, que tem uma lasanha muito gostosa, a Lasanha da Nona e o segundo é o Cabaña Las Lilas, que é uma dos restaurantes de carne mais famosos da cidade. Olha o bifão de chorizo com papas soufles que comemos! Nem preciso dizer que estava uma delícia, né?!



Outro lugar que merece uma visita é o bairro da Recoleta. É um bairro bem bonito, com vários parques, cafés... Das quatro vezes que fomos, duas nós ficamos na Recoleta e foram sem dúvida as vezes que ficamos melhor localizados!
Na Recoleta está localizado o famoso Hotel Alvear, que eu acho que é o Copacabana Palace dos portenhos, e na Av Alvear e imediações é possível encontrar algumas lojas de grifes famosas, como Louis Vuitton, Armani, Versace, Hermés, Prada... Olhar e namorar as vitrines não custa nada, né gente?!
É na Recoleta também que está o famoso (!) Cemitério da Recoleta, onde está o túmulo de Evita Perón e várias outras personalidades famosas da Argentina. Confesso que já vistei uma vez e considero o passeio um tanto funesto... Com tanta coisa boa pra fazer na cidade, visitar cemitério é meio programa de indío!

Em frente a pracinha central da Recoleta tem um café bem famoso, o La Biela, que conhecemos nessa última viagem e onde comi uma das melhores Medialunas da viagem (para quem não sabe, medialuna é como são chamados os croissants na cidade, e elas podem ser dulce -doces- ou de grasa-salgadas). Eu sou uma medialuna-addicted e estando em Bs As, não consigo comer outra coisa no café da manhã! E eu gosto assim como está na foto, sem nada!
Um detalhe importante sobre o La Biela: sentar na calçada é mais caro que dentro do salão!
 Acho que para esse post não ficar absurdamente grande, vou ter que dividí-lo em partes! Vou aproveitar o restinho das férias para ir postando o restante!

E para terminar, achei lindo esse texto do Amyr Klink, que super combina com essa nova tag:


Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”


Informações:
Café Tortoni: Av de Maio, 825 Tel. 4342 4328
La Parolaccia: Av. Alicia Moreau de Justo, 276 Puerto Madero Tel. 4313-1956
Cabanã Las Lilas: Alicia Moreau de Justo, 516 Puerto Madero Tel. 4313-1336
La Biela: Av. Quintana, 600 Recoleta Tel. 4804-0449