Utilidade pública: compactar sombras!

22 de setembro de 2011
Olá Garotas!!
Como vão? Estamos sumidas, né? Mas ates que este bloguinho dê seu último suspiro e morra de inanição, estamos de volta!
Se tem uma coisa que eu adoro em maquiagem é sombra de cor diferente, com um efeito ou um brilho especial. E nesse quesito, geralmente, as sombras soltas, aquelas em pó, sempre têm algo para contribuir, né? Mas estas sombras soltas fazem muita bagunça, caem sobre o rosto na hora da aplicação e acabam estragando ou atrasando a produção.  Normalmente, quando compro uma sombra assim, antes mesmo de usar eu faço a compactação delas, e isso resolve o problema!
Mas você não sabe como fazer a compactação??  Então vem comigo que eu te ensino:
Você vai precisar de:
1)      Sombra em pó a ser compactada (essa é a Tetis, da Felicittá, um marrom com brilho azul incrível!);
2)      Papel-toalha, lenço de papel ou outro papel que seja absorvente;
3)      Utensílio que se encaixe no potinho de sombra;
4)      Álcool líquido;
5)      Colher ou espátula para misturar.

Passo a passo:
1)      Pingue algumas gotinhas de álcool no potinho de sombra, até formar uma pastinha não muito úmida. Cuidado para não exagerar, se ficar com muito álcool a sombra pode sair do pote na hora da compactação e fazer muita sujeira.
2)      Misture o pó com o álcool com ajuda de uma colher até ficar bem homogêneo. Espalhe a sombra por todo o potinho, evitando que ela se concentre em algum lugar.
3)      Com auxílio do utensílio que se encaixe no potinho, pressione um pedaço de papel toalha sobre a sombra.  Repita isso algumas vezes trocando o papel, até que o papel tenha absorvido a maior parte do álcool.
4)      Resultado final! Deixe o potinho aberto por um dia para o resto do álcool evaporar.

Dicas espertas:
·         Este processo pode ser feito também em outros produtos em pó como bases ou finalizadores e também em produtos que eram compactos e que quebraram.
·         Tem quem use álcool em gel, mas eu prefiro usar o líquido mesmo, já que o álcool em gel tem um polímero chamado carbopol para dar a consistência. Não que ele faça mal, pois é usado também em cosméticos, mas eu prefiro evitar, vai que modifica alguma característica do produto...
·         O potinho que eu usei para compactar não tinha o fundo plano e deixou uma marquinha na sombra, mas eu nem ligo. Se você não quiser a marquinha, procure um utensílio realmente plano.
Bom, por hoje é isso Garotas! Gostaram? Quem se arrisca a fazer?
Ah, e nós vamos tentar manter o blog em dia! E em breve tem sorteio, tá?
Beijos!
Marina Maria